Conteúdo sindicalizado

Você é uma pessoa empática?

A empatia tem sido considerada como um atributo necessário a todas as pessoas que buscam se relacionar saudavelmente e eficientemente. Muitas pessoas equivocadamente confundem “ser empático” com “ser simpático”, mas esses dois termos não são sinônimos. Simpatia pressupõe solidariedade, enquanto que a empatia pressupõe compreensão. Logo, percebemos que a pessoa simpática cria um envolvimento emocional, que pode prejudicar o seu próprio julgamento. Entretanto, a pessoa empática estabelece comunicação eficiente. Quando não se cria empatia em uma relação, seja em um relacionamento amoroso, de trabalho ou em qualquer outra forma de interação humana, pode-se dizer que não há verdadeiramente um diálogo, e sim dois monólogos ocorrendo simultaneamente.

Duas são as situações e atitudes geradoras de empatia. A primeira atitude é da pessoa que se coloca no lugar da outra. A segunda atitude empática é a da pessoa que estimula a outra a se colocar em seu lugar. No primeiro caso predomina a capacidade de entender e no segundo a capacidade de se fazer entender. As duas são igualmente importantes. Este teste ajudará a você a desvendar se você é uma pessoa realmente empática.

Os campos abaixo são de preenchimento obrigatório, pois serão utilizados para enviar o resultado do teste e poder comunicá-lo de futuros cursos, palestras e eventos. Não se preocupe eles não serão utilizados indevidamente ou repassados a terceiros.