É possível acabar com o ciúme?

Discuta aqui sobre o ciúme positivo e negativo

É possível acabar com o ciúme?

Mensagempor Maria Luiza em 17 Ago 2009, 22:41

Conheci e conheço muitas pessoas ciumentas, eu mesma não deixo de ser um pouco, rs... mas existem pessoas que são ciumentas patológicas e me parece que serão assim sempre. Isso é verdade?
Se um pessoa assim ciumenta não procurar ajuda, poderá perder anos de sua vida sofrendo?
Algumas pessoas que conheci, eram extremamente ciumentas e só deixaram de ser no momento que o amor acabou, depois de muito sofrer.
Sei que existem muitos motivos para uma pessoa ser ciumenta dentro de uma relação, mas o amor precisa acabar para que o ciúme tb acabe?
Maria Luiza
Tímido(a)

Data de registro: 30 Jul 2009, 22:12

Re: É possível acabar com o ciúme?

Mensagempor Luis35 em 20 Ago 2009, 00:02

Nossa, eu já passei muito por isso. Já me relacionei com pessoas hiper ciumentas e realmente não é fácil
Luis35
Tímido(a)

Data de registro: 19 Ago 2009, 23:48

Mensagempor Thiago de Almeida em 22 Ago 2009, 13:57

Prezada Luiza...
Levando-se em consideração que o ciúme pode ser definido como uma reação protecionista diante de uma ameaça percebida para um relacionamento valorizado é provável que algumas vezes, em excesso, suas manifestações possam danificar os relacionamentos que pretende proteger de ameaças externas. O ciúme é natural ao ser humano, o que pode ser tratadas são as manifestações danosas para aqueles que padecem de ciúmes patológicos e que ficam ansiosos, magoam seus parceiros mesmo sem querer fazê-lo e terapia para os parceiros vitimizados pelas dores infligidas pela interação com parceiros com este tipo de perfil ciumento de forma excessiva.
Ao Amor...Sempre!!
Thiago de Almeida
Psicólogo

Data de registro: 30 Jul 2009, 11:22

Mensagempor David Nascimento em 04 Out 2009, 21:20

Pensar no ciúme como sentido e sentimento prático de cotidiano do amor, por exemplo, é banal e, sinceramente, ignorante.

Deve-se, antes de tudo, pensar nele como categoria fenomenológica do ser ... que, inclusive, pode contribuir para a redenção ou prisão do mesmo ... mas é sempre pensado antes como relação dialética da existência...

Portanto, será que o ciúme necessariamente possui uma vertente 'má' ou 'boa'? Ou issso também é fruto de uma construção cultural típica do ocidente moderno baseado numa hermenêutica da cristandade?
David Nascimento
Tímido(a)

Data de registro: 04 Out 2009, 21:06

Mensagempor Thiago de Almeida em 05 Out 2009, 10:13

Caro David,
Muito interessante a sua pergunta...
O ciúme é uma manifestação que pode potencializar alguns dos nossos comportamentos quer sejam eles preventivos quer sejam eles retaliadores. Logicamente, se houver um maniqueísmo é para quem está analisando o relacionamento, pois para quem o vivencia muitas vezes algumas situações passam quase como desapercebidas. Situações de volência doméstica em função da 'autonomia' concedida pelo sentimento do 'zelo' do ciumento excessivo, o 'descaso' por parte daqueles que pouco manifestam seu zelo por meio da manifestação do seu ciúme ínfimo, apenas para citar algumas das muitas outras possibilidades dos meandros do que acontece em relação ao ciume, ciumentos e diversas configurações desses.
Ao Amor...Sempre!!
Thiago de Almeida
Psicólogo

Data de registro: 30 Jul 2009, 11:22

Mensagempor Priscila Nobrega em 21 Ago 2010, 11:44

Pensei que era possível sim, mas hoje confesso que não sei, estou regredindo, com crises de ciuminho de vez em quando, e ando chatiada comigo mesma, não sei o que fazer, não consigo superar isto! Sei que o ciúmes não vai tornar ninguém fiel a mim, e ele não me dá motivos pra ter ciúmes, sou jovem, bonita, com muitas qualidades, mas não consigo pensar em nada disso quando fico insegura.
Priscila Nobrega
Tímido(a)

Data de registro: 19 Ago 2010, 11:00

Retornar para Ciúme